Nesta aula, foi realizada uma atividade no laboratório de Informática, onde tínhamos que navegar pelos sites de comércio eletrônico (Submarino, Buscapé e Ebay) e responder a algumas questões, que seguem:
Questão 1:
a) O Submarino e o Ebay utilizam o modelo de negócio B2C e C2C respectivamente. O Buscapé é um site que utiliza ferramentas de comparação de preços, indicando ao usuário a opçao mais barata de compra.
b) No caso do Buscapé, a maior vantagem é que o site faz a pesquisa e mostra onde o produto pesquisado está mais barato. Uma possível desvantagem seria a não atualização dos preços das mercadorias pelos fornecedores. Para o Submarino, as vantagens seriam várias, como a grande variedade de produtos, a idoneidade da empresa, a rapidez na entrega, entre outras. Uma desvantagem seria a não garantia de menor preço. No caso do Ebay, as pessoas divulgam mercadorias a serem vendidas ou trocadas, e o comercio é realizado sem intermediários, possibilitando negociar menores preços. Uma desvantagem é que não há garantia de entrega, uma vez que a negociação é feita entre as partes interessadas.
c) A garantia pela segurança das informações se dá através do uso seguro de um login e uma senha de acesso. Mas parte dessa segurança está no uso correto por parte do usuário, que não deve compartilhar sua senha com outras pessoas. Mas as empresas de e-commerce investem em tecnologias avançadas de proteção de dados, como codificação de informações pelo software SSL e arquivamento de dados em um ambiente interno próprio, e de acesso exclusivo do site. As informações trafegam criptografadas (codificadas) pela rede e "cookies" são instalados no computador do usuário para possibilitar o reconhecimento do browser pelo sistema do site. Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando estas informações são necessárias para o processo de entrega, cobrança ou para participação em promoções que o cliente tenha solicitado. No caso específico do Buscapé, por não realizar vendas, foi criado uma cartilha para orientar ao usuário na realização de compras com segurança, e também um selo de confiança que é fornecido às empresas que estejam reconhecidas como empresas de boas práticas de e-commerce.
d)
1) Identificação da necessidade: todos os sites possuem campos de busca além de menu interativo com categorias de produtos. Além disso possuem produtos em destaque em banners ou mesmo na página inicial.
2) Seleção do produto: todos os sites possuem pesquisa por categoria, possibilitando a consulta generalizada.
3) Seleção do fornecedor: assim como no item 2, pode-se utilizar a pesquisa por categoria para escolha da marca (no caso do Submarino somente a escolha da marca é possível) e no caso dos demais a busca tanto por categoria quanto por produto apresenta fornecedores diversificados.
4) Negociação: No site Submarino a negociação se restringe à apresentação de seu preço e opções de pagamento. No caso do Buscapé, a negociação pode ser vista como sendo a apresentação de diversos fornecedores para um mesmo produto, possibilitando ao consumidor a escolha da melhor opção. No caso do eBay, além da similaridade ao Buscapé, existe também a opção de leilão, onde o comprador faz sua oferta baseada em um lance mínimo exibido no site. Todos os sites apresentam opção de busca por menor preço.
5) Compra e entrega: no site Submarino, a entrega é própria ou por empresa transportador filiada. Neste site, é informado o prazo médio de entrega. A comprovação da entrega é a assinatura do cliente do comprovante de recebimento. No site Buscapé a condição de entrega depende do fornecedor e no site eBay o comprador deve qualificar o fornecedor, avaliando inclusive a entrega.
6) O site Submarino possui “dúvidas on line” e divulga no próprio site as políticas para troca e devolução. Os demais não possuem esse controle, exceto a qualificação do fornecedor feita conforme citado anteriormente.
Questão 2:
a) Trata-se de um site que provêm soluções para criação e divulgação de lojas virtuais, sem custos de desenvolvimento.
b) Segue em b.1 e b.2
b.1)
Design & conteúdo: Personalização de layout do site, incluindo a definição das imagens e textos que o compõem, cores, etc.
Banners próprios: Personalização dos banners do site, com controle do número de exibições e clicks por banner.
Pagamentos: Formas de pagamento aceitas pela loja para pedidos feitos via web. Restrito a usuários de Finanças.
Envio & frete: Formas de envio e parâmetros para o cálculo dos valores de frete dos produtos solicitados.
Seções & produtos: Cadastro de produtos, organizados em seções. Permite inclusão, alteração e exclusão.
Pedidos: Gerenciamento dos pedidos feitos na loja, feito pelas equipes de atendimento da empresa.
Clientes: Informações cadastrais dos clientes da loja e respectivos históricos de pedidos e atendimentos.
Mensagens: Cadastramento de mensagens pré-formatadas que serão enviadas por e-mail aos clientes ou para a loja.
Relatórios administrativos: Emissão de relatórios dos produtos, clientes, pedidos e acessos à loja e ao site administrativo.
Usuários do site administrativo: Cadastro de usuários com acesso ao site administrativo, com níveis de permissão individualizados.
Parceiros e afiliados: Relaciona os sites com link para a loja. Determina comissões sobre vendas realizadas a partir destes.
b.2)
Totais mensais de vendas no período: Exibe gráfico da evolução de vendas da loja, mês a mês. Pode-se informar o meio de pagamento. São utilizadas as datas de atendimento de cada pedido.
Aniversariantes do mês: Relaciona os clientes que fazem aniversário no mês corrente ou no mês indicado. Clique no e-mail para enviar mensagem ao cliente.
Tempo médio diário de atendimento aos pedidos: Mostra o tempo médio diário que a equipe de atendimento da loja leva para atender a pedidos, no período informado. Pode-se informar o método de pagamento e escolher em dias, horas ou minutos.
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