Os bancos de dados foram criados devido à necessidade de organização, armazenamento e recuperação de informações, uma vez que as informações devem estar disponíveis para que possam ser recuperadas sempre que necessário. Por muito tempo os dados foram organizados com o uso de sistemas tradicionais de arquivos, mas neste sistema as informações eram apresentadas com pouca estruturação, o que tornou-se um problema crítico devido à manutenção que gerava desgastes e altos custos para a organização. Com o crescimento da demanda de produtos e serviços, quanto maior fosse a empresa, maior seriam seus arquivos, problemas e custos para mantê-los.
Na busca para a solução destes problemas, originou-se os Sistemas de Gerência de Banco de Dados (SGBDs), que procuravam fornecer mecanismos gerais e padronizados para lidar com as dificuldades encontradas na utilização dos sistemas tradicionais de arquivo. O tratamento uniforme das informações de forma rápida e estruturada representou um dos maiores avanços para as necessidades da época. Ao mesmo tempo em que os SGBDs disponibilizavam uma série de ferramentas úteis, a utilização desta nova ferramenta era um paradigma a ser vencido de forma gradual e controlada, para evitar assim os desgastes e prejuízos aos atuais processos empresariais.
A utilização dos SGBDs acabou por originar problemas de integração de dados, de acordo com o crescimento da demanda de informações no processo decisório. Os chamados Data Warehouses foram criados visando solucioná-los, tendo em vista que centralizava dados provenientes de sistemas internos e externos à organização. A alta capacidade de armazenamento e processamento das informações de forma segura e imutável representou uma grande vantagem para as empresas usuárias deste tipo de banco de dados, pois os data warehouse permitem que as informações sejam recuperadas e analisadas, não importando em qual formato os dados foram armazenados e sem afetar a performance dos sistemas de origem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário