O comércio eletrônico engloba todas as transações comerciais efetuadas por uma empresa com o objetivo de atender diretamente todos os seus clientes, utilizando para tanto os avanços na tecnologia da informação com a transferência de dados realizada através da internet.
Em todo o mundo, as empresas buscam novas formas de otimizar a produção, comercialização e distribuição de seus bens e serviços, de forma a garantir ganhos de produtividade e redução de custos para competir no mercado globalizado.
O Comércio eletrônico (ou e-commerce) é a automação das transações comerciais pela utilização das tecnologias de informática e telecomunicações. A parcela mais visível do comércio eletrônico para a maioria das pessoas é constituída pelo universo de "lojas virtuais" disponíveis na Internet. Todas as etapas do negócio - desde a busca do produto até sua entrega ao cliente - podem ser controladas através do computador.
A atuação eletrônica exige, por exemplo, uma estrutura e cultura organizacional diferente e um foco no desenvolvimento de sistemas de suporte e de redes virtuais de trabalho e também possibilita aos compradores a oportunidade de fazerem compras 7 dias por semana, 24 horas por dia e em qualquer lugar que em estejam: no escritório, em casa, em viagem ou em qualquer lugar do mundo, por isso é fundamental que o modelo de negócios de Internet da companhia seja coerente com o modelo de negócio global da empresa.
A logística, o conhecimento dos clientes (pela manutenção de bancos de dados com informações que viabilizem formas avançadas de marketing de relacionamento) e a rapidez de resposta passam a ser fatores competitivos ainda mais decisivos.
Categorias de comercio eletrônico:
B2C – Business-to-consumer – envolve produtos de varejo e serviços para compradores individuais. Ex: Americanas. Com
B2B – Business-to-Business – envolve a venda de produtos e serviços entre empresas. Ex: Sedex para entrega de produtos
C2C - Consumer-to-consumer – envolve a venda de produtos e serviços entre consumidores individuais. Ex: Mercado livre
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário