segunda-feira, 18 de junho de 2007

Aula 3 - Sistemas de Apoio à Decisão

Um sistema de apoio à tomada de decisão tem grande valor para as empresas, pois ele pode melhorar os processos de negócios e também ampliar a capacidade de tomada de decisão da empresa. Existem vários tipos de sistemas de gestão, mas falaremos exclusivamente sobre o ERP (Enterprise Resource Planning), que é um sistema voltado para a integração dos processos e informações da empresa tais como vendas, compras, finanças, etc.

Os sistemas ERP tem como objetivo integrar todos os dados dos processos de uma empresa em um único sistema de informação. Desta forma, fica fácil manter o controle do que acontece na empresa com as informações integradas, sincronizadas em tempo real e sem redundância. Assim, uma ordem de vendas dispara o processo de fabricação com o envio da informação para o estoque de insumos até a logística de entrega do produto.
O ponto chave de um ERP é a utilização de uma única base de dados e módulos que suportam diversas atividades das empresas. Os dados utilizados por um módulo são armazenados na base de dados central para serem manipulados por outros módulos, conforme figura abaixo:



Na implantação de um sistema ERP, os processos de negócio das empresas precisam ser redefinidos para que seus requisitos se aproximem das funcionalidades do sistema. Então, a primeira medida de customização é a seleção dos módulos que serão instalados. A característica modular permite que cada empresa utilize somente os módulos que necessite e possibilita que módulos adicionais sejam agregados com o tempo. Mesmo com a customização, a solução pode não atender a alguns requisitos específicos das empresas. Nesses casos, as empresas precisam utilizar outros sistemas complementares ou abandonar seus requisitos específicos e adotar processos genéricos.
A decisão de implantação de um sistema ERP só deve ser tomada após uma análise detalhada dos processos da empresa e das funcionalidades dos sistemas ERP. Além disso, é muito importante que as empresas considerem, desde o início da implantação, os impactos que a redefinição dos processos e a introdução do sistema terão na estrutura, cultura e estratégia da organização.

Nenhum comentário: