Os sistemas ERP tem como objetivo integrar todos os dados dos processos de uma empresa em um único sistema de informação. Desta forma, fica fácil manter o controle do que acontece na empresa com as informações integradas, sincronizadas em tempo real e sem redundância. Assim, uma ordem de vendas dispara o processo de fabricação com o envio da informação para o estoque de insumos até a logística de entrega do produto.
O ponto chave de um ERP é a utilização de uma única base de dados e módulos que suportam diversas atividades das empresas. Os dados utilizados por um módulo são armazenados na base de dados central para serem manipulados por outros módulos, conforme figura abaixo:

Na implantação de um sistema ERP, os processos de negócio das empresas precisam ser redefinidos para que seus requisitos se aproximem das funcionalidades do sistema. Então, a primeira medida de customização é a seleção dos módulos que serão instalados. A característica modular permite que cada empresa utilize somente os módulos que necessite e possibilita que módulos adicionais sejam agregados com o tempo. Mesmo com a customização, a solução pode não atender a alguns requisitos específicos das empresas. Nesses casos, as empresas precisam utilizar outros sistemas complementares ou abandonar seus requisitos específicos e adotar processos genéricos.
A decisão de implantação de um sistema ERP só deve ser tomada após uma análise detalhada dos processos da empresa e das funcionalidades dos sistemas ERP. Além disso, é muito importante que as empresas considerem, desde o início da implantação, os impactos que a redefinição dos processos e a introdução do sistema terão na estrutura, cultura e estratégia da organização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário